Pessoas são 70% dos Resultados
- edsupelete
- 27 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Por Edmilson Supelete - Ago/2024

Há algum tempo, li algo em que Vicente Falconi que dizia que 70% dos resultados de uma empresa vêm da liderança. Esse dado sempre me chamou a atenção porque, no fim das contas, liderança tem a ver com pessoas. E acredito que 70% dos resultados vêm, na verdade, das pessoas. Os outros 30% são influenciados por processos, ferramentas e outras variáveis.
É interessante notar que, ao falar sobre pessoas, muitos donos de empresas e gerentes logo torcem o nariz, comentando sobre o desinteresse dos colaboradores, a falta de competência, entre outros pontos negativos. No entanto, quando questionados sobre os investimentos que suas empresas fazem no desenvolvimento das equipes, a resposta costuma ser: "Não vale a pena, porque logo depois eles saem. É jogar dinheiro fora."
Essa visão acaba criando um círculo vicioso difícil de quebrar: as empresas têm equipes que não sabem executar suas tarefas ou não têm interesse em se desenvolver, e os gestores acham um desperdício investir nelas.
Acredito que existem dois motivos principais pelos quais as pessoas podem não querer executar uma tarefa ou não buscar seu desenvolvimento: elas podem não saber como fazer, o que está ligado à capacitação; ou podem não querer fazer, o que pode estar relacionado a fatores comportamentais e motivacionais. Em ambos os casos, a liderança e a capacitação podem desempenhar um papel fundamental para mudar essa realidade.
O primeiro passo é criar um modelo de liderança que siga a máxima: "Treine seus colaboradores para que outras empresas os queiram, e trate-os bem o suficiente para que não queiram sair." Isso significa investir no desenvolvimento das pessoas e criar um ambiente onde elas se sintam valorizadas e com uma vontade enorme de crescer, de serem melhores todos os dias.
Conclusão: Somente pessoas batem metas e alcançam resultados. E é papel da liderança extrair o melhor delas por vontade própria, por um propósito maior do que o salário, não por obrigação. Afinal, pessoas são, de fato, 70% dos resultados.


Comentários